segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Trabalhando como investigadoras

Fazer o trabalho que envolvia o método piagetiano clinico, foi deveras difícil, pois ter que testar a criança sem poder auxiliá-la me causou certa agomia.
Segundo Piaget, Citado por Becker (Pag. 3):
"De acordo com Piaget (1926, p.11), duas qualidades são fundamentais ao bom experimentador “saber observar, ou seja, deixar a criança falar, não desviar nada, não esgotar nada e, ao mesmo tempo, saber buscar algo de preciso, ter a cada instante uma hipótese de trabalho, uma teoria, verdadeira ou falsa, para controlar”.
Como professoras, nosso instinto é auxiliar a criança a chegar até o conhecimento. Ter que testá-la sem poder ajudá-la, foi um tanto angustiante. Sabíamos que a menina tinha a capacidade a ser testada, mas talvez por timidez ou pela presença de uma pessoa estranha (no caso eu), ficou nervosa e se confundiu ao dar a resposta de uma das perguntas. 
Com este teste, pude concluir que nasci mesmo para ser professora, e pesquisadora também, mas junto com os alunos, guiando os pequenos no universo do conhecimento.

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