1º - A alfabetização não é um processo estritamente
escolar: É em casa que as crianças aprendem a ler o mundo em que habitam.
Muitas vezes na hora da rodinha, recebo relatos minuciosamente detalhados,
sobre o que aconteceu com os meus alunos em casa, se aconteceu algo de
diferente, o que comeram, se passearam ou ficaram em casa... Esta é a primeira
forma de leitura do mundo.
2º - Cada criança tem uma forma diferente de aprender e cabe
a nós professores descobrir qual é a melhor forma para cada aluno: Na minha
turma de Maternal 2, já tenho alguns alunos com 4 anos que estão começando a
identificar e até copiar as primeiras letras, mas ao mesmo tempo, tenho alunos
com muita dificuldade em relatar o que acontece no seu mundo, muitas vezes por
timidez.
3º - No mundo atual é com os professores que as crianças
mais convivem durante o dia: Na Educação Infantil, muitas vezes vemos as mães
virem de pijama deixarem seus filhos na escola, e voltam para a casa para
dormir, buscando eles somente no ultimo horário. Ou seja, geralmente o único
carinho que estas crianças recebem são de seus professores na escola, pois os
pais querem mais é se verem “livres” dos filhos, cabendo a nós ampará-los com o
carinho que falta em casa.
4º - Toda sala de aula deve ter uma biblioteca a
disposição das crianças: Incentivar a leitura desde muito pequenos é de extrema
importância. Na minha sala, não tenho uma biblioteca a disposição das crianças,
mas pelo menos 2 vezes na semana disponibilizo livros e revistas para que eles
possam folhar, e trabalho com o projeto da Maleta Viajante, onde um aluno por
vez, leva a maleta com um livro dentro e um caderno de desenhos. Em casa, algum
familiar tem a missão de contar a história para a criança e ajudá-la a fazer um
desenho sobre a história, e no dia seguinte a criança reconta a história para
os seus colegas, com a ajuda do professor.
5º - Não existe idade certa para alfabetizar: Cada criança
evolui de uma maneira diferente, algumas precisam de menos estímulo outras de
mais. Eu ingressei na 1ª série sem ter freqüentado pré escola, e já sabia
escrever meu nome e identificava algumas letras. A escrita pra mim veio de
forma natural, era uma coisa que eu queria muito aprender. Mas este gosto, não
acontece com todas as crianças, algumas precisam de mais estímulos para
aprender, outras de menos, como a minha aluna de 4 anos, que já reconhece
algumas letras e está quase escrevendo seu nome sozinha.
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