terça-feira, 10 de novembro de 2015

Idéias de Emilia Ferreiro

As idéias de Emilia Ferreiro são de extrema importância na alfabetização, mas principalmente na Educação Infantil, destaco as seguintes:
1º -  A alfabetização não é um processo estritamente escolar: É em casa que as crianças aprendem a ler o mundo em que habitam. Muitas vezes na hora da rodinha, recebo relatos minuciosamente detalhados, sobre o que aconteceu com os meus alunos em casa, se aconteceu algo de diferente, o que comeram, se passearam ou ficaram em casa... Esta é a primeira forma de leitura do mundo.
2º - Cada criança tem uma forma diferente de aprender e cabe a nós professores descobrir qual é a melhor forma para cada aluno: Na minha turma de Maternal 2, já tenho alguns alunos com 4 anos que estão começando a identificar e até copiar as primeiras letras, mas ao mesmo tempo, tenho alunos com muita dificuldade em relatar o que acontece no seu mundo, muitas vezes por timidez.
3º - No mundo atual é com os professores que as crianças mais convivem durante o dia: Na Educação Infantil, muitas vezes vemos as mães virem de pijama deixarem seus filhos na escola, e voltam para a casa para dormir, buscando eles somente no ultimo horário. Ou seja, geralmente o único carinho que estas crianças recebem são de seus professores na escola, pois os pais querem mais é se verem “livres” dos filhos, cabendo a nós ampará-los com o carinho que falta em casa.
4º -  Toda sala de aula deve ter uma biblioteca a disposição das crianças: Incentivar a leitura desde muito pequenos é de extrema importância. Na minha sala, não tenho uma biblioteca a disposição das crianças, mas pelo menos 2 vezes na semana disponibilizo livros e revistas para que eles possam folhar, e trabalho com o projeto da Maleta Viajante, onde um aluno por vez, leva a maleta com um livro dentro e um caderno de desenhos. Em casa, algum familiar tem a missão de contar a história para a criança e ajudá-la a fazer um desenho sobre a história, e no dia seguinte a criança reconta a história para os seus colegas, com a ajuda do professor.
5º - Não existe idade certa para alfabetizar: Cada criança evolui de uma maneira diferente, algumas precisam de menos estímulo outras de mais. Eu ingressei na 1ª série sem ter freqüentado pré escola, e já sabia escrever meu nome e identificava algumas letras. A escrita pra mim veio de forma natural, era uma coisa que eu queria muito aprender. Mas este gosto, não acontece com todas as crianças, algumas precisam de mais estímulos para aprender, outras de menos, como a minha aluna de 4 anos, que já reconhece algumas letras e está quase escrevendo seu nome sozinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário