Ao ver uma linha do tempo da Educação no Brasil, lembrei-me de um filme que assisti há um tempo atrás, chamado O Contador de Histórias (2009), que fala sobre a criação da FEBEM. O que foi criada inicialmente como uma instituição de ensino, onde o governo militar da época, publicava propagandas incentivando os pais a internarem seus filhos na FEBEM para se tornarem doutores.
Devido ao regime severo da instituição, logo o local se tornou um depósito de crianças e adolescentes infratores.
Acredito que a criação desta fundação, teve uma grande influência na educação dos dias atuais. A educação rígida aplicada pelos militares, nos ensina como não devemos agir em sala de aula. Meus pais ainda receberam este tipo de educação, frequentemente aplicada nas escolas da época, com castigos físicos e psicológicos, o que influenciou diretamente para que eles evadissem a escola tão cedo. Porém nestes tempos, a criança saia da escola, mas ficava sob a responsabilidade da mãe, que geralmente cuidava da casa e dos filhos, e se precisasse trabalhar, como era o caso dos meus avós, os filhos iriam juntos, e geralmente começavam a trabalhar desde muito cedo, e não existia tanta criminalidade.
Hoje em dia várias leis foram criadas para que as nossas crianças não passem mais por isto, mas é muito triste saber que algumas tiveram que passar, para chegar onde estamos hoje. Atualmente quando as crianças abandonam a escola, vários órgãos são acionados para fazer com que ela volte, mas quando ela não volta, geralmente cai na criminalidade, pois não tem ninguém que zele por ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário