Na aula 5 de Infâncias, estudamos a erotização nas propagandas infantis, e fiquei pensando no quanto as crianças tem perdido esta fase tão bonita da vida.
As meninas estão usando salto alto e maquiagem cada vez mais cedo, e os meninos partindo para brincadeiras de lutas, o que causa ferimentos muitas vezes.
E qual a nossa missão como professores? Como agir quando uma menina chega na escola maquiada e usando salto alto?
Isto me fez lembrar de uma aluna de dois anos atras, que estava esperando a mãe para ir embora, e as mochilas dos colegas de outra turma estavam no corredor onde ela estava aguardando, a pessoa que deveria estar supervisionando ela, estava atendendo outra mãe, e quando eu cheguei ela escondeu um objeto, e eu perguntei o que ela estava escondendo, então ela me mostrou um esmalte, quando eu perguntei se era dela, ela disse que sim então disse pra guardar na sua mochila. Algum tempo depois, a outra professora chegou para cuidar da turma dela, então fui bater meu ponto e a menina pegou o esmalte e voltou a mexer em uma das mochilas. Neste momento a professora me chama e me mostra o esmalte que a menina havia pego da mochila da colega da pré-escola. Então chamei ela e conversei dizendo que não podíamos pegar algo que não é nosso, que isto era muito feio, e ela me prometeu que não faria mais.
Com esta atividade, fiquei pensando: a que ponto a publicidade influencia as nossas crianças, fazendo até mesmo que peguem o que não é seu para suprir seus desejos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário