Freud não fez estudos específicos relacionados a educação, mas estudou muito sobre a sexualidade infantil, não de forma erótica, mas em forma de autodescobrimento. Através do prazer a criança descobre o mundo, primeiro através da boca (Fase Oral), onde quando bebê, descobre o mundo através da boca. A fase se passa na idade de 0 a 1 ano aproximadamente.
Depois vêm a fase Anal, onde a criança deixa as fraldas, e começa a controlar as fezes, que se passa durante o período de 2 a 4 anos aproximadamente.
Seguida pela fase Fálica quando a criança atinge 4 anos indo até os 6 anos aproximadamente, quando ela volta-se para a região genital. Nesta fase tanto meninos quanto meninas acham que possuem pênis, é quando as meninas desenvolvem a teoria da castração, achando que seu pênis lhe foi arrancado.
É nesta fase também, que as crianças desenvolvem o complexo de Édipo, onde o menino passa a apresentar uma atração pela mãe e rivalizar com o pai e a menina faz o inverso.
Depois vêm a fase de Latência, caracterizada especialmente pelo deslocamento da libido da sexualidade, para atividades sociais. É onde a criança começa a gastar suas energias com atividades sociais e escolares. Período de 6 aos 11 anos aproximadamente.
Tirinhas do autor Pacha Urbano, que busca retratar a figura Paterna de Freud o Pai da Psicanálise. As tirinhas nasceram há 3 anos em um caderna de desenhos em uma aula de Psicanálise na universidade.
Que engraçado, kkk. As tiras falam de maneira divertida de situações que podem se tornar traumáticas. Muito divertido!
ResponderExcluirEu gosto de fazer coisas diferentes, e já estou pensando na apresentação do workshop kkkk
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir