segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A Aprendizagem mais marcante do Segundo Semestre



Este segundo semestre foi muito intenso em relação a novas interdisciplinas e novos conteúdos. Sou uma pessoa que gosta muito de conhecer coisas novas, gosto muito de ler, e desde pequena, sou fissurada por livros. Lembro-me que quando tinha uns 11 anos a minha mão não dava conta de comprar gibis, mas mesmo assim, confesso que a interdisciplina de Fundamentos de Alfabetização me assustava um pouco. Não que eu achasse que não seria capaz de entende-la, mas pelo fato de trabalhar com uma turma de Maternal 2, onde as crianças tem em torno de 3 e 4 anos. Eu pensava: - Mas como vou trabalhar com alfabetização com alunos tão pequenos?
Durante a aula 8 a professora Ivany passou alguns slides referentes aos nossos aprendizados, e entre eles havia a seguinte citação:
“As crianças – todas as crianças, garanto estão dispostas para a aventura da aprendizagem inteligente. Estão fartas de ser tratadas como infradotadas ou como adultos em miniatura .São o que são e têm direito de ser o que são: seres mutáveis por natureza ,porque aprender e mudar é seu modo de ser no mundo. Entre o passado imperfeito e o futuro simples está o germe de um presente contínuo que pode gestar um futuro complexo, ou seja, novas maneiras de dar sentido (democrático e pleno) aos verbos ler e escrever.” (Ferreiro, 2002, p. 39)
Após ler o slide, ela falou: - A única missão da Educação Infantil, é fazer com que os nossos alunos se apaixonem pelos livros!
Eu saí desta aula realizada, pois meu projeto anual possui como tema da Maleta Viajante onde cada aluno uma vez por semana leva a maleta contendo um livro, um caderno de desenhos' e lápis de cor para casa e a família conta a história e faz um desenho sobre o livro com a criança. No dia seguinte, a criança reconta a história para os colegas na rodinha, com a ajuda do professor.
Sem saber, eu já trabalhava com a alfabetização desde o início do ano e, saber disto, foi muito gratificante e emocionante, tanto que, no dia seguinte, eu comentei com a minha supervisora sobre isso e ela me disse que quando viu o meu projeto anual comentou com a diretora: “- Que legal a idéia da Lucimar introduzindo a alfabetização nos alunos dela!”
Além disto, em uma das atividades, a professora nos proporcionou a oportunidade de trabalhar com Grupos Áulicos, e confesso que nunca havia trabalhado deste modo, e me surpreendi muito com o resultado da atividade, que consistia em achar o maior numero de crachás com o seu nome, sem a foto, e algumas alunas foram as primeiras a achar sem a minha ajuda e ainda auxiliaram os seus colegas, até mesmo aqueles que não eram de seu grupo.
Está atividade contribuiu muito para a aprendizagem deles, e os marcou também, tanto que eu mudei a forma de fazer a minha chamada, agora em vez de apenas perguntar quem veio e quem não veio, a cada aluno que eu chamo eles me pedem para procurar os seus crachás. Claro que tem alguns que vão pela sorte, mas a maioria já reconhece seu nome sem precisar ter a foto ao lado, e tenho duas alunas que além do crachá delas, ainda reconhecem de todos os colegas, ajudando-os.
No ano que vem eu pretendo trocar de nível, quero lecionar para uma turma de pré escola, e vou implantar este projeto da Maleta Viajante com os conteúdos e objetivos do nível que eu pegar. Sei que será um grande desafio, uma vez que trabalho há 4 anos com Maternal 2, mas sei que sou capaz, pois amo o que faço e assim eu sou feliz!





3 comentários:

  1. Que legal Lucimar, parabéns! Seu projeto está muito lindo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Pablo, estou passando trabalho para escolher as postagens que irão para o workshop!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Lucimar pelo teu crescimento e dedicação que são evidentes em tua caminhada no Curso! A alegria e brilho nos olhos dos alunos dizem tudo sobre o sucesso de tua prática enquanto professora alfabetizadora. Abraços, Josele.

    ResponderExcluir