Através da leitura Respostas do ensino à dispersão do conhecimento: esclarecimento conceitual, pude perceber que estou usando o método para construir o conhecimento com os meus alunos, de forma errada, pois sou eu junto com a colega que divide a turma comigo que escolhemos os temas para os projetos, que são aplicados na turma. Durante a semana fiquei pensando, como poderia escolher os temas junto com os alunos, e fui compartilhar esta minha duvida com algumas colegas que estavam na sala dos professores durante o meu horário de planejamento. Algumas acharam impossível, pois os nossos alunos são muito pequenos, mas a minha diretora nos contou que trabalhou em uma escola que utilizava este método da maneira correta, e os professores tinham que seguir a risca. Quando ela assumiu a turma de maternal 1 (faixa etária de 2 e 3 anos) ficou pensando, como vou conseguir decidir com eles algum tema para projeto, já que são tão pequenos, e a sua supervisora, disse para ela se acalmar e observar a turma. Ela contou que estava observando eles durante o horário de pátio, e de uma hora para outra, uma criança pegou um brinquedo e começo a jogar e recolher como se tivesse pescando, a turma vendo aquela cena, começou a fazer igual, e na hora veio a ideia para o projeto de Pescaria. Segundo ela, foi o melhor projeto que ela fez na vida dela, pois muitos alunos tinham contato com a prática de pesca, sendo que muitos pais pescavam na comunidade em que a escola estava inserida.
Com este relato, pude perceber que se quisermos tudo é possível, e a idade não é nenhuma barreira para que o conhecimento aconteça. Com certeza, a partir de agora vou observar muito mais a turma que tenho para então decidir os projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário