No nosso 9º encontro presencial, tivemos a oportunidade de expor nossas angustias, em relação a educação. Debatemos sobre o que ensinamos e até onde a escola nos deixa levar os nossos alunos. Nas escolas de algumas colegas, elas são "travadas" a ensinar somente até certo ponto, não podendo avançar com os conteúdos. Na minha escola, por ser educação infantil, temos maior liberdade quanto aos conteúdos desenvolvidos, uma vez que trabalhamos de acordo com a necessidade dos alunos.
Recebemos uma lista de conteúdos que devem ser trabalhados durante o ano, e vamos encaixando de acordo com que os alunos vão aprendendo e de acordo com as necessidades dos mesmos, que são definidas através da observação da realidade dos alunos. Por exemplo, um conteúdo que inclusive foi tema de um projeto a pouco tempo, foi a Higiene Pessoal. Este é um tema que se encaixa muito na faixa etária com a qual trabalho (3 e 4 anos), pois eles estão se acostumando a usar o banheiro sozinhos e a pouco tempo deixaram de usar as fraudas.
Percebo que muitas vezes, estes conhecimentos adquiridos não são aproveitados de maneira correta nos primeiros anos do ensino fundamental, devido aos professores não poderem avançar com os conteúdos um pouco mais.
Alguns alunos já saem da nossa pré escola reconhecendo as letras e escrevendo os seus nomes com clareza, pois começamos a trabalhar com o nome de forma lúdica, desde que eles frequentam o maternal, onde são meus alunos. Quando vão para o primeiro ano, muitas vezes são obrigados a rever conteúdos que já estão "carecas" de saber popularmente falando, como as letras do alfabeto, já que os professores estão limitados aqueles conteúdos, não podendo avançar mais.
Ao meu ver, a maneira correta de aproveitar os conhecimentos adquiridos na Educação Infantil, seria o professor fazer uma sondagem, verificando o que os alunos já sabem, e não ficar repetindo durante um ano inteiro, coisas que ele já já tem conhecimento. Acredito que por haver esta "trava" que alguns municípios impõem nos conteúdos a serem trabalhados, esta sondagem não acontece.
Recebemos uma lista de conteúdos que devem ser trabalhados durante o ano, e vamos encaixando de acordo com que os alunos vão aprendendo e de acordo com as necessidades dos mesmos, que são definidas através da observação da realidade dos alunos. Por exemplo, um conteúdo que inclusive foi tema de um projeto a pouco tempo, foi a Higiene Pessoal. Este é um tema que se encaixa muito na faixa etária com a qual trabalho (3 e 4 anos), pois eles estão se acostumando a usar o banheiro sozinhos e a pouco tempo deixaram de usar as fraudas.
Percebo que muitas vezes, estes conhecimentos adquiridos não são aproveitados de maneira correta nos primeiros anos do ensino fundamental, devido aos professores não poderem avançar com os conteúdos um pouco mais.
Alguns alunos já saem da nossa pré escola reconhecendo as letras e escrevendo os seus nomes com clareza, pois começamos a trabalhar com o nome de forma lúdica, desde que eles frequentam o maternal, onde são meus alunos. Quando vão para o primeiro ano, muitas vezes são obrigados a rever conteúdos que já estão "carecas" de saber popularmente falando, como as letras do alfabeto, já que os professores estão limitados aqueles conteúdos, não podendo avançar mais.
Ao meu ver, a maneira correta de aproveitar os conhecimentos adquiridos na Educação Infantil, seria o professor fazer uma sondagem, verificando o que os alunos já sabem, e não ficar repetindo durante um ano inteiro, coisas que ele já já tem conhecimento. Acredito que por haver esta "trava" que alguns municípios impõem nos conteúdos a serem trabalhados, esta sondagem não acontece.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComo são definidas as necessidades dos alunos e que critérios são utilizados na escolha dos conteúdos a serem trabalhados?
ResponderExcluirQual seria a maneira correta de aproveitar os conhecimentos adquiridos dos alunos?