Lendo o texto "Um olhar sobre a Educação Moderna do século XXI", pude perceber o quanto a escola e a sociedade mudaram durante o decorrer dos anos. Antigamente, o conhecimento era entregue ao aluno, e ele tinha que aceitar sem fazer objeções, se fizesse muitas vezes era castigado por isto. Meus pais estudaram muito pouco, e deste pouco tempo te tiveram na escola, contam verdadeiras barbáries que sofriam (como ajoelhar no grão de milho, levar reguadas na mão para escrever com a mão direita), caso não fizessem as atividades da maneira como a escola lhe obrigava. Era assim que o estado formava os cidadãos, para que não fossem contra ele.
Hoje em dia, as informações brotam de todos os lados, e temos que construir o conhecimento junto com o aluno, para conseguir envolvê-lo. Principalmente na educação infantil, se não envolvermos os nossos alunos, eles com certeza não aprenderão, claro que temos que levar em conta todo o conhecimento que existem nos livros.
Neste ano estamos trabalhando com o projeto anual da Maleta Viajante, onde cada final de semana um aluno leva a maleta contendo um livro para casa, e a família conta a história para a criança, que na segunda-feira reconta para os seus colegas com a ajuda do professor. Vimos neste projeto, uma maneira de integrar escola e família, buscando conhecimentos nos contos clássicos, mas dando oportunidade da criança contar ao seu modo, e através de suas experiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário