Neste semestre tivemos a oportunidade de fazer acontecer os projetos de aprendizagens em sala de aula. Confesso que acreditei no inicio que seria mais fácil, que teria apoio dos pais, que a escola e o município me amparariam neste processo. Porém na prática não foi isto que aconteceu.
Com está prática, pude perceber que os pais tem cada vez menos tempo para os seus filhos, o município por sua vez, impõe regras para as saídas de campo, a educação e o incentivo para novos saberes acaba sempre caindo sobre os "ombros" dos professores.
A cada meta que eu lançava, deixava meus alunos curiosos e com muita vontade de descobrir como os peixes respiram embaixo da água, mas no dia seguinte a grande maioria chegava decepcionada por que o pai ou a mãe não teve tempo de ler a agenda, e ajudar a criança a envolver-se no conhecimento.
No texto Transgressão e mudança na Educação, Hernandez afirma que:
"O que me interessou não foi comprovar que era possível organizar um currículo escolar não por disciplinas acadêmicas, mas por temas e problemas nos quais os estudantes se sentissem envolvidos, aprendessem a pesquisar (no sentido de propor uma pergunta problemática, procurar fontes de informação que oferecessem possíveis respostas), para depois aprender a selecioná-las, ordená-las, interpretá-las, e tornar público e processo seguido." (pag. 19)
Como trabalho nos dois turnos com Pré escola, a colaboração dos pais foi fundamental para a resolução da questão. Acredito que por ser uma escola Anexo, que não chame a comunidade para dentro da escola, isto se tornou mais dificultoso, e me entristeceu bastante, quando perguntava para os alunos o que eles haviam aprendido de diferente sobre o tema que tanto queriam saber e apenas um ou dois falavam que tinham assistido vídeos ou observado os peixes. Então para não deixar o restante da turma sem aprender, coube a mim trazer uma professora de biologia para explicar para eles o processo de respiração dos peixes, e juntos também assistimos a diversos vídeos explicativos lúdicos.
Acredito sem que os projetos de aprendizagens são possíveis, mas na educação infantil, onde os alunos dependem de outras pessoas para realizar as pesquisas isto se torna um pouco mais difícil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário