sexta-feira, 30 de junho de 2017

Analisando as minhas postagens antigas

Analisando as minhas postagens do primeiro e segundo semestre percebi o quanto escrevo, mas nem sempre quantidade é qualidade. Nestes semestres eu estava trabalhando apenas 20h e me sobrava mais tempo para escrever, então toda a atividade que eu fazia eu postava aqui, porém, em sua grande maioria, estava penas descrevendo o que havia feito, tipo, como foi entrar no moodle, conhecer o PB Works... Mas acredito que foram estas postagens que me ajudaram (e muito) a escrever como escrevo hoje. Não que a minha escrita seja perfeita, mas acredito que é escrevendo e refletindo sobre o que escrevemos que aprendemos a escrever.
Segundo Alarcão:
"Pressupondo um distanciamento que permite uma representação mental do objecto de análise, a reflexão é, no dizer do grande filósofo educacional americano John Dewey (\933), uma forma especializada de pensar Implica uma prescrutação activa, voluntária, persistente e rigorosa daquilo em que se julga acreditar ou daquilo que habitualmente se pratica, evidencia os motivos que justificam as nossas acções ou convicções e ilumina as consequências a que elas conduzem. Eu diria que ser-se reflexivo é ter a capacidade de utilizar o pensamento como atribuidor de sentido."
Ser reflexivo é desconstruir-se constantemente, o que para mim nos primeiros semestres estava ótimo, hoje já não está mais, pois posso afirmar que nem de perto sou aquela mesma aluna que os frequentou, me construí e desconstruí inúmeras vezes e a cada texto que leio, a cada aprendizagem que vivencio, me reconstruo novamente, como aluna e principalmente como professora.

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