sexta-feira, 30 de junho de 2017

Relações Horizontais: Será possível no ambiente escolar?

Como escola, temos que parar de nos "classificar" por cargos, ou método de entrada, seja por concurso ou contrato. Acredito sim que as Relações Horizontais são possíveis e necessárias para a construção de uma escola democrática.
Segundo o artigo Projeto Politico Pedagógico e Regimento Escolar:
"... os primeiros (desejos) só alcançarão concretude (regras) quando consensualmente transformados em caminhos por onde passarão os diferentes segmentos da escola - configurando-se assim um pacto de convivência - e onde as regras só alcançarão sentido quando enraizadas num quadro teórico que as fertilize e lhes ofereça legitimidade." (pag. 5)
Ou seja, nada que é "imposto cria raiz", a escola tem que ser sim um espaço de discussão, mas também de comprometimento com causas e união, principalmente dos funcionários que a formam. 
Na EMEI em que trabalhei durante cinco anos, percebia que havia muito mais está união, juntos, professores e funcionários formávamos uma verdadeira Família, A Família EMEI Vovó Jura.
Dentre outras coisas, isto é o que mais me faz sentir saudades de lá, onde todos nós éramos tratados de maneira igual.
No anexo onde trabalho atualmente, durante estes 5 meses, passamos por vários percalços, e percebo que tivemos mais trabalho para superá-los por não possuir uma direção presente que una o grupo de trabalho e a comunidade escolar. Os pais não nos procuram para fazer críticas, indo direto a Secretaria de Educação, e nem sempre somos ouvidas para saber o que aconteceu. Acredito que se fosse uma escola em que houvesse uma gestão que unisse a comunidade escolar, isto não aconteceria, pois assim seriam possíveis as relações horizontais, onde cada um iria expor a sua opinião, levando em conta a sua realidade.

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