Desde que entrei no PEAD, reconheço-me como uma profissional muito mais reflexiva, pois tudo que estudo, leio e aprendo, reflito e coloco em prática. Isto é essencial para formarmos cidadãos pensantes que interajam na sociedade. Segundo Alarcão, p.3:
“[...]baseia-se na vontade, no pensamento, em atitudes de questionamento e curiosidade, na busca da verdade e da justiça. Sendo um processo simultaneamente lógico e psicológico, combina a racionalidade da lógica investigativa com a irracionalidade inerente à intuição e à paixão do sujeito pensante; une cognição e afetividade num ato específico, próprio do ser humano.”
A reflexão é um movimento natural na aprendizagem, e é nosso dever como professores formarmos seres reflexivos, indagando-os sobre as aprendizagens, não deixando que eles se contentem com pouco conhecimento.
Atualmente trabalho com duas turma de Pré A, e vejo o quanto a reflexão está no instinto das crianças, muitas vezes eu aponto assuntos e indago-os aguçando a curiosidade, e eles me devolvem com reflexões vividas por eles, nem sempre estão dentro do assunto principal, mas sempre são válidas como conhecimento.
Olá, Lucimar.
ResponderExcluirA importância de percebermos os nossos processos de aprendizagem e de conseguirmos perceber a complexidade dos processos de ensinar e e de aprender. Além disso, precisamos ter consistência em entender as relações entre teoria e prática. Que bom que estás conseguindo perceber tuas aprendizagens e também o olhar para o desenvolvimento dos alunos.
Este tem sido um processo diário Márcio, tudo que aprendo procuro colocar em prática e relacionar com a prática.
Excluir