domingo, 16 de abril de 2017

Iniciando o Semestre V

Então chegamos na metade do nosso curso. Já podemos ver a ponta do canudo, mas o mais importante é que mudamos muito, como professores e como alunos.
O vídeo a seguir, não lembro se vi em alguma aula, ou se vi somente nas redes sociais mesmo, mas me marcou profundamente, e por isto decidi compartilhar aqui.
Nesta nossa caminhada, aprendi muitas coisas que tenho posto em prática diariamente em sala de aula. Atualmente estou lecionando para duas turmas de Pré A, e posso afirmar que uma é totalmente diferente da outra, pois são formadas por seres humanos diferentes. Se um médico não pode administrar o mesmo medicamento para todos os seus pacientes, nós  como professores temos que saber nos adequar a cada indivíduo. Isto eu tenho percebido nas minhas turmas, muitas vezes proponho atividades para os meus alunos da manhã, e dá super certo, mas com os alunos da tarde não funciona, pois são seres diferentes e reagem de formas diferentes.

6 comentários:

  1. Oi Lu! O vídeo eu já conhecia e o tenho salvo, é muito legal. Mas sobre a colocação das mudanças na tua prática, hoje tu já fazes planejamentos diferentes? Mesmo sendo dois prés?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luh, apesar das duas turmas serem da mesma idade eles estão em estágios muito diferentes. Na turma da manhã (a qual assumi desde o primeiro dia do ano letivo) eu tenho alguns alunos já reconhecendo letras e até mesmo escrevendo o próprio nome, na turma da tarde que assumi um pouco depois, tive que fazer todo trabalho inicial que já havia feito com a turma da manhã, confesso que tentei fazer o mesmo planejamento nos primeiros dias, mas não funcionou, meus alunos da manhã já são apaixonados por histórias e por inventar histórias e nos alunos da tarde ainda estou tendo que "plantar este amor no coraçãozinho deles". Consequentemente, o planejamento é todo diferenciado.

      Excluir
  2. Colega Lucimar, assim como você, percebo estas mudanças em meu dia a dia. Nesta caminhada, construímos e reconstruímos nossas ações quanto docentes quase que diariamente, pois é no ato de exercer nosso ofício que desempenhamos o papel de “catalisador e mediador, ajudando nossos alunos a vencerem obstáculos, a terem iniciativa e conservarem o entusiasmo necessário para a vida”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada colega, fico feliz de saber que também vê o curso como eu.

      Excluir
  3. No início da tua postagem você fala que mudou muito como professora e como aluna, mudou para melhor? Qual a mudança mais significativa que ocorreu nesta tua caminhada de aluna e professora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza para melhor Le, hoje sou muito mais reflexiva, e indagadora, a Professora que antes só dava "folhinhas" hoje indaga e faz com que os alunos procurem aprender de acordo com as suas vivências.

      Excluir