Quando tivemos o primeiro contato com os projetos de aprendizagens no ano passado, pude perceber que não seria uma tarefa fácil a ser aplicada com os meus alunos. No inicio deste semestre, após termos a primeira aula presencial da interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação, pude perceber que poderia ter mais dificuldades, mas não seria impossível de fazer, uma vez que a curiosidade é o que comanda este tipo de trabalho, e curiosidade é o que não falta nos meus pequenos.
Um dia após a aula inicial, já comecei a indagar os interesses dos meus alunos da turma em que trabalho pela manhã (Pré A), e descobri que a grande maioria, era apaixonada pela praia. Então comecei a indagar o que podíamos aprender sobre a praia, e pedi que eles fizessem um desenho sobre o que gostariam de aprender, e para a minha surpresa surgiu a Questão: Como os peixes respiram embaixo da água?
Então me pequei pensando, como poderia encaixar os meus conteúdos dentro desta questão. Lendo o autor Antoni Zabala Vidiellas percebi que as relações e a forma de vincular os diferentes conteúdos de aprendizagem de uma unidade didática é o que denominamos organização de conteúdos, esses conteúdos geralmente são apresentados separadamente em aula, porém possuem mais potencialidade de uso e de compreensão quando são relacionados entre si.
Assim sendo, acredito que os meus conteúdos terão mais significado dentro do projeto de aprendizagem.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA interdisciplinaridade é um dos pontos chaves dos projetos de aprendizagem. Gostaria de saber Luci, quais foram as áreas do conhecimento que você conseguiu integrar ao projeto? Bjs
ResponderExcluir