sábado, 17 de dezembro de 2016

Experimentação como forma de aprendizagem

A experimentação e a curiosidade andam de mãos dadas na educação infantil. Quantas vezes quase perdemos a paciência com tantos "porquês"? Profª. mas porquê? 
Um trecho do vídeo O ensino de Ciências do 1º ao 5º Ano, me chamou muito a atenção, onde a professora entrevistada diz:
"O interesse da criança faz o nosso trabalho e não o contrário."
Estamos em sala de aula para guiar os alunos nesta busca pelo conhecimento, fazendo com que, através da curiosidade o aluno busque o conhecimento, nos assuntos de seu interesse. Está é a nossa função.
Quantas vezes falamos para os alunos não mexerem em certos objetos, e eles vão lá e mexem. Mexem por que a curiosidade é maior, a vontade de experimentar aquilo que não pode. E como educadores não podemos podar esta curiosidade, mas devemos sim mostrar o porquê não pode mexer, o que vai acontecer, dando acesso ao aluno "experimentar" com a supervisão do professor.
Nesta mesma atividade, outro vídeo me chamou a atenção, o que fala sobre Noção de espaço na Educação Infantil. Eu não frequentei a educação infantil, entrei direto na primeira série, e hoje eu vejo como isto fez falta na minha vida. Sou péssima em lateralidade, para saber qual a mão é a direita, tenho que usar um anel diferente, e só aprendi os pontos cardeais quando tive que ensinar para os meus alunos no estágio do magistério. 
Por isto, procuro sempre trabalhar muito isto nos meus alunos, através de brincadeiras e desenhos, onde eles se localizam no ambiente e no meio em que vivem.

Um comentário:

  1. Oi Lucimar,
    Bem importante sua reflexão sobre a atividade! Concordo com você que devemos explicar aos alunos o porquê deve-se ou não mexer em algo, eles entendem, nós é que às vezes subestimamos a capacidade de compreensão das crianças.
    A ciência é uma forma de estudar a realidade, de interrogá-la e de pensar sobre nossas hipóteses. Nesse contexto, propor aos alunos que façam pesquisa é possibilitar a ação dos alunos por meio da
    expressão de suas curiosidades. A pesquisa é, assim, uma importante forma de aprender pois se aprende sobre algo que incita a curiosidade.
    Abraço, Tutora Tais

    ResponderExcluir