Foi então que bati de frente num grande desafio: A falta de material escrito sobre a escola.
Segundo o texto Ser professor é ser Pesquisador de Fernando Becker e Tânia B. Marques:
" O professor que não reduziu sua função às realizações de uma máquina de ensinar ou aos procedimentos burocratizados de um “ensinador”, constrói e, sobretudo, reconstrói conhecimentos. É o que faz um pesquisador, pois um conhecimento nunca inicia do zero e nunca é levado a termo de forma definitiva. Ele assim procede não para ser pesquisador, mas para ser plenamente professor. Nesse sentido, pesquisar faz parte da função docente. Faz parte da nova concepção de professor."
Então coloquei meu lado pesquisadora em ação, mobilizando colegas, pais e até mesmo os alunos na busca de informações.Foi quando lembrei da época em que eu fui chamada para assumir o meu concurso e coloquei no google EMEI Vovó Jura Cidreira RS, e apareceu um vídeo que uma colega minha havia postado no youtube.
Pedi autorização da colega para usar o vídeo e logo em seguida pedi fotos antigas para ela.
Certo dia, estava conversando com as minhas atendentes sobre a dificuldade de conseguir material, e então, elas começaram a me contar a história da EMEI e de sua fundadora, a Dona Juraci, e foi quando me surpreendi com as informações delas. A Mariazinha (minha auxiliar mais antiga) havia trabalhado na primeira EMEI, e a Elenita, teve um filho nesta primeira escola.
Nesta primeira conversa elas já desconstruiram a minha certeza inicial: Sempre achei qie a Vovó Jura fosse a fundadora da escola e que esta já tinha sido fundada com este nome, mas descobri que não, na verdade a primeira escola se chamava Arco-íris e era dirigida pela então presidente do LBA (Legião Brasileira de Assistência), que mantinha a Creche com o suporte alimentício e de higiene e a prefeitura sedia o prédio e as funcionárias para trabalhar. Quando a LBA parou de dar assistência, a Vovó Jura assumiu as despesas e manteve a escola.
Depois a escola mudou de lugar e foi para o endereço que é hoje, mas o prédio era precário e então funcionou por um tempo em uma casa, e somente em 2011 a E.M.E.I. Vovó Jura foi reinaugurada.
Com a ajuda dos pais eu consegui uma foto da dona Juraci entregando o diploma do pré para uma aluna, e assim pude contar a história da escola do meu coração para os meus alunos.
Oi Lucimar!
ResponderExcluirQue história emocionante! O vídeo está belíssimo também!
E como foi apresentar a escola aos alunos, eles gostaram? Fizeram muitas perguntas? De que forma você acredita que essa experiência contribuiu para a aprendizagem deles?
Abraço, Tutora Tais