domingo, 23 de outubro de 2016

O Tempo e o Espaço na concepção escolar

O texto Questões sobre o tempo escolar, me fez repensar algumas aprendizagens dos semestres passados. Questões como a importância do recreio, enfatizada pela interdisciplina de Ludicidade no semestre passado, e como o Projeto Politico Pedagógico que estudamos no primeiro semestre, e a cada vez vejo mais clara a "rede de aprendizagens" do PEAD. Tudo isto influencia na aprendizagem do aluno, e como professores temos que estar sempre abertos a rever conceitos, pois o aluno tem o próprio tempo de aprender.
Infelizmente o tempo do aluno nem sempre é respeitado, pois como professores temos que dar conta de todos os conteúdos a serem desenvolvidos. Na Educação Infantil, isto é mais maleável (uma vez que temos bem menos conteúdos a trabalhar), mas ainda assim, somos "cobradas" a preencher a carga horária do aluno com "trabalhinhos", que os pais possam ver. 
Desde que assumi o concurso em Cidreira sempre dei aulas no turno da manhã. pela primeira vez estou desdobrada no turno da tarde, e a grande vantagem que eu vi nesta oportunidade é o contato com os pais. Quando chego na manhã, a maior parte dos meus alunos já estão na escola, e não consigo conversar com os pais. Já no período da tarde, antes de entregar o aluno, sempre converso com os pais, falo sobre o dia, se o aluno comeu, brincou, qual atividade fizemos... Acredito que esta é a grande vantagem de dar aula no turno da tarde, pela manhã, quando tenho a oportunidade de conversar com os pais é mais para falar sobre o comportamento dos filhos, e os responsáveis geralmente estão apressados para o serviço, dificilmente tenho a oportunidade de relatar o que vamos fazer durante a manhã, e só me intero da realidade das crianças por elas, através da conversa informal na rodinha.
Encerro esta postagem, com o trecho final do texto, que almejo para a nossa realidade escolar:
"O desafio é constituirmos a escola num outro tempo, num tempo da Atualidade, onde o foco no presente nos faria viver cada momento como um acontecimento, sem pretensões de somar o número de aprendizagens para quantificá-la ao final do ano letivo, onde a vivência do processo educacional fosse prazerosa cotidianamente."

Referências: OLIVEIRA, Cristiane et al. Questões sobre o tempo no espaço escolar. Disponível em: <http://www.ufjf.br/espacoeducacao/files/2009/11/cc07_1.pdf> Acesso em 20 set. 2016.



Onde o tempo pedagógico envolva todas as formas de conhecimento para além do conteudismo. Um espaço onde se viva a alegria de aprender a cada momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário