Então começamos mais um semestre... E já no nosso primeiro encontro, voltamos a discutir a importância do Portfófio de Aprendizagens e como ele nos ajuda na busca pelo conhecimento.
Um fato que aconteceu na apresentação do Workshop de aprendizagens do terceiro semestre, norteou as discussões: A citações de autores, pois foi sugerido por uma das professoras que fizéssemos citações durante a apresentação.
Confesso que após a apresentação da síntese, em uma conversa com uma colega, tanto eu quanto ela estranhamos a sugestão, pois o que fazíamos até então, era relacionar o conteúdo aprendido com a realidade que vivenciamos na prática. Havia o conhecimento adquirido, mas deixávamos a desejar quanto a citação de autores. Até que comentamos esta nossa aflição com uma outra amiga que já concluiu a sua graduação, e ela nos disse que tínhamos que "conversar com os autores". Isto me chamou bastante a atenção, e levei esta conversa para a sala de aula. O professor então ressaltou a importância de fazermos citações, pois não basta escrevermos por escrever, temos que ter a opnião de outros autores para sustentar o conhecimento.
Em uma breve pesquisa sobre a importância das citações, achei um texto no Blog Tecmundo que achei muito interessante que fala sobre a importância das citações, disponível em: http://www.tecmundo.com.br/tutorial/834-aprenda-a-usar-as-normas-da-abnt-citacao-2-de-4-.htm#ixzz2XROiu8MM. Segundo Gabriel Xavier "Assim como já diria Armando Nogueira: “Copiar o bom é melhor que inventar o ruim”, em todo o tipo de trabalho ou criação de projetos, acabamos copiando ou emprestando parte do conhecimento de outras pessoas. Entretanto, isso não ocorre porque não tivemos a capacidade de pensar em algo do gênero antes, mas sim porque existem fontes que realmente servem como base para desenvolver um trabalho, e, conseqüentemente, devem ser usadas e consultadas." Estamos na faculdade para aprender, e temos diversos autores disponíveis para embasar os nossos conhecimentos e temos a obrigação de ir em busca de outras fontes para sustentar as nossas aprendizagens.
tenho certeza de que as próximas postagens terão muito mais "conversas com os autores".
Oi Lu!!! Quais foram tuas dificuldades durante o Portfólio de Aprendizagem???
ResponderExcluirE o que espera para os próximo semestre??
Fernanda,como trabalho com Educação infantil, nem sempre é fácil relacionar a teoria com a prática, mas acredito que a minha maior dificuldade nem foi no portfólio em si mas na apresentação da banca. Ainda tenho muito receio em falar em público, a apresentação do workshop para mim sempre é um momento de tensão. Acredito que esta é a minha maior dificuldade, e nos próximos semestres pretendo superar isto.
ExcluirÉ de fundamental importância a busca por fontes fidedignas para embasar nosso estudo e mais fundamental ainda é citá-las quando utilizamos para criar algo a partir dela. Conversar com o autor é desafiante e sei que terás inúmeras conversar "ao pé do ouvido" de vários autores. Já estou curiosa pra ler!
ResponderExcluirOi Lucimar, O que achas que diferencia um trabalho escrito apoiado em outros autores (com reputação reconhecida) de um trabalho sem referência a outros? Qual a importância de dialogar com os autores?
ResponderExcluir