Nem sempre é fácil "criticar" um trabalho de um companheiro de estudos. No inicio do curso, tínhamos bastante receio em fazer isto e ser mal interpretadas pelas colegas. Mas hoje entendemos, que todo comentário está ali para ajudar a agregar conhecimentos aos textos. Segundo as palavras do professor Crediné, o Seminário Integrador existe no nosso curso para criar uma rede de conhecimentos, onde uma colega ajuda a outra, fazendo assim uma "Arquitetura Pedagógica", .
Segundo Bertrand Russel (1872 - 1970):
"É importante aprender a não se aborrecer com opiniões diferentes das suas, mas dispor-se a trabalhar para entender como elas surgiram. Se depois de entendê-las ainda lhe parecerem falsas, então poderá combate-las com mais eficiência do que se você tivesse se mantido simplesmente chocado."
Estamos todas no mesmo barco, e temos o dever de ajudar umas as outras, aprendendo com as experiências umas das outras. Posso citar como exemplo disto, as experiências que vi no ultimo Workshop de aprendizagens, de colegas que lecionam com séries iniciais ou até mesmo com disciplinas específicas. Pude perceber que muitas práticas que elas usam com os alunos maiores, podem ser adaptadas e utilizadas com os meus alunos da educação infantil. Infelizmente, no ultimo semestre não consegui me organizar para visitar todos os blogs e aprender com as minhas colegas durante o semestre, mas com certeza agora farei isto.
Por isto é fundamental mantermos o portifólio de aprendizagens atualizado, para que o nosso aprendizado seja contínuo e não apenas no workshop de aprendizagens. Este é o grande objetivo do blog, fazer a avaliação do conhecimento durante a aprendizagem, para que juntas possamos agregar conhecimentos e saber onde podemos avançar.
Ao ler essa postagem, percebi o o crescimento do grupo em relação à rede de aprendizagem que está sendo formada a partir da troca de informações e criticas nos blogs. Porém, ainda a palavra critica desperta um certo receio, pois esta palavra está colocada entre "", como forma de evitar qualquer erro de entendimento...estou certa?
ResponderExcluirExatamente isto Simone. Criticar não é fácil, receber uma critica é muito dificil, mas temos que nos abrir a elas, para evoluir e construir uma rede de conhecimentos.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ importante lembrar que quando fazemos a crítica, apontando os pontos fortes, mas também questionando os pontos dos quais discordamos, além de aprender com o que os colegas nos trazem, ajudamos os colegas a crescerem. É importante destacar ainda que, ao ler e fazer a critica, estamos exercitando um nível superior de reflexão.
Excluir