Quando falamos em matemática, logo pensamos em números, formas, fórmulas... Nunca pensei que classificar objetos seria a iniciação da alfabetização pela matemática. E mais, nunca pensei que este simples exercício, favoreceria a iniciação científica nos alunos.
"A alfabetização matemática é um fenômeno que
trata da compreensão, da interpretação e da comunicação
dos conteúdos matemáticos ensinados
na escola tidos como iniciais para a construção do
conhecimento matemático. Ser alfabetizado em
matemática, então, é compreender o que se lê e escrever
o que se compreende a respeito das primeiras
noções de lógica, de aritmética e geometria. Assim,
a escrita e a leitura das primeiras ideias matemáticas
podem fazer parte do contexto de alfabetização".
(Danyluk, 1997, p. 12).
De nada adianta a criança saber escrever um número ou letra e não saber o seu significado. Por isto é tão importante que a alfabetização aconteça não só na leitura, mas também na matemática, fazendo com que os alunos compreendam o que escrevem.
Somos pesquisadores natos, pois a classificação está presente em nosso cotidiano, quando separamos roupas, brinquedos, sapatos... Este processo se inicia desde muito cedo na educação infantil. Percebo isto nos meus alunos de berçário 1, quando vamos guardar os brinquedos, os de maiores já separam as bolinhas em caixas e os brinquedos maiores nos armários. Acredito que é assim através dos exemplos que nós adultos damos, que eles se iniciarão e tomarão gosto pela ciência futuramente.
Referências:
DANYLUK, O. S. Alfabetização Matemática: a escrita da linguagem matemática no processo de alfabetiza- ção. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.
No texto Alfabetização matemática
Referências:
DANYLUK, O. S. Alfabetização Matemática: a escrita da linguagem matemática no processo de alfabetiza- ção. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.
No texto Alfabetização matemática
Olá, Lucimar. Além da atividade de guardar brinquedos, em que outros momentos tu percebes a seriação e classificação no dia a dia do berçário? Ou, que outras formas pode-se trabalhar tal questão?
ResponderExcluir