domingo, 10 de julho de 2016

Por quê Brincar é importante?

Sempre soube que brincar é muito importante, mas jamais imaginei que fosse tão importante quanto a interdisciplina de Ludicidade me mostrou. Após realizar os estudos e leituras, tornei minhas aulas muito mais lúdicas e divertidas. Como educadores, temos a obrigação de abrir caminhos para o conhecimento, mas porque isto tem que ser chato? Concordo quando alguns colegas pensam que é mais fácil só passar exercícios no quadro ou em xerox, mas será que os alunos gostam disto? Com certeza não. A criança deseja brincar, jogando com a aprendizagem e este é o nosso papel. no texto Quatro Cores, senha e dominó tem um trecho que fala exatamente isto: “Como precisar a importância do Jogo na escola: Como pensar o jogo na construção do conhecimento? Gostaria de recordar, uma vez mais, que a função eterna da escola é instrumental, ou seja, os adultos mantêm os filhos na escola visando aos futuros cidadãos que estes deverão tornar-se. Freqüentamos a escola para aprender a ler, escrever, fazer cálculos; porque as profissões adultas necessitam desses conhecimentos. Mas para a criança, essa função instrumental da escola é muito abstrata, teórica; tem um sentido adulto, por vezes muito distante dela. Já o conhecimento tratado como um jogo pode faze sentido para a criança.”

Um comentário:

  1. Oi Lucimar,
    Conforme você pontuou o brincar é importante para o desenvolvimento integral da criança: cognitivo, afetivo e social. Através dele a criança desenvolve habilidades, formas de expressão e sentimentos.
    Considerando a importância do brincar, que atividades lúdicas você tem proposto na sua prática pedagógica? De que forma elas contribuem para o aprendizado dos alunos?
    Abraço, Tutora Tais

    ResponderExcluir