domingo, 24 de abril de 2016

Trabalhando com livros Étnico-Raciais





Particularmente posso dizer que sou uma apaixonada por livros! Não leio mais por falta de tempo mesmo. Mas gosto muito de trabalhar com livros infantis. Acho que através da literatura, a criança viaja e assim interage melhor nas aulas.
Mas também não pode ser qualquer livro. Sempre procuro trazer livros que vão de encontro aos temas dos projetos e a realidade dos alunos.
Como trabalho em uma escola de vila na parte da manhã, nunca tive problemas com preconceitos entre as crianças, uma vez que a sua maioria são de origem humilde.
Mesmo assim sempre procuro trabalhar as diversidades orientando as crianças sobre a igualdade entre todos. Pra isto, gosto muito de trabalhar a história Menina Bonita do Laço de Fita, que enaltece a cor negra, muitas vezes discriminada na sociedade.
Este tema já é conteúdo obrigatório no curriculo escolar, A Lei 10.639, de 2003, decretou a inclusão do ensino da História e da cultura afro-brasileiras no Ensino Fundamental e Médio. E a lei passou a valer para todos os níveis da Educação Básica com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário