sábado, 26 de setembro de 2015

Infâncias nas Mídias

Ao fazer a pesquisa solicitada pela interdisciplina, localizei um artigo sobre o tema no site http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0438.html, que faz uma comparação entre a infância antiga e a contemporânea. Na imagem abaixo, podemos ver claramente a diferença, na infância antiga, a criança brincava na rua, mas não tinha uma voz ativa na sociedade, na contemporânea a criança não se suja, pois seus brinquedos são mais tecnológicos, mas podemos dizer que ela tem voz ativa na sociedade, demonstrando seus interesses e  suas vontades.
Atualmente as mídias influenciam diretamente nas vontades das crianças, seja por personagens de filmes e desenhos, ou por propagandas de brinquedos. A cada dia mais as crianças estão mais independentes, e acredito que as mídias influenciam diretamente neste comportamento, seja pela Frozen cantando "Livre Estou", ou pelo Ben 10 que pode se transformar em qualquer alienígena através de um relógio.
Canso de chegar na escola, e ver crianças com roupas inadequadas para a temperatura do ambiente, e ao indagar os pais por que estão vestidos assim, ganhamos como resposta: - Aí prof. ele não quis colocar mais roupa.
Então, muitas vezes, cabe a nós professores conscientizar os pequenos, de que é preciso tomar certos cuidados consigo mesmos, através de aulas divertidas, com histórias que envolvam as crianças, e façam com que eles entendam que se não tiverem estes cuidados, poderão ter consequências graves, como por exemplo ficarem doentes.

2 comentários:

  1. Báh, acabou se adiantando e respondeu a pergunta que tinha feito antes, rsrsrsr! Bem, envio outra: como fazer aprendizados que ensinem as crianças a terem cuidado consigo mesmas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, muitas vezes, cabe a nós professores conscientizar os pequenos, de que é preciso tomar certos cuidados consigo mesmos, através de aulas divertidas, com histórias que envolvam as crianças, e façam com que eles entendam que se não tiverem estes cuidados, poderão ter consequências graves, como por exemplo ficarem doentes.

      Excluir