Acredito que este preconceito já foi muito mais forte. Hoje em dia ainda existe preconceito, mas é bem menos frequente.
Na Educação Infantil, a inocência das crianças faz com que este preconceito seja quase nulo. Particularmente, na turma com qual atuo, não vejo acontecer preconceito por raças. O que reparei que tem acontecido com frequência, é que algumas crianças "excluem" um determinado colega, por não conseguir brincar com ele da maneira com que brincam com os outros, por este aluno ter entrado a muito pouco tempo, e não ter nenhuma referencia de limites, e por muitas vezes acaba agindo de forma agressiva com os seus colegas.
Com o filme pude perceber o que este aluno deve sentir, e por que ele reage desta forma com seus colegas. A partir de então procurei orientação com a orientadora para que consiga envolver este aluno e integra-lo com os colegas. Estamos trabalhando junto com ele, envolvendo ele nas brincadeiras e também encaminhamos ele para uma avaliação com a psicologa do município para que ela possa nos ajudar a lidar melhor com esta situação.
A orientadora aconcelhou a mim e as atendentes, a darmos mais atenção para ele, para que quando possível, possamos envolver-lo e integrá-lo na turma.
Oi Lucimar . O que a orientadora te aconselhou a fazer nesse caso?
ResponderExcluir