terça-feira, 9 de junho de 2015

Vista a minha pele

O filme nos faz pensar como seriam as coisas se os preconceitos que são atribuídos aos negros, fossem atribuídos as pessoas brancas.
Acredito que este preconceito já foi muito mais forte. Hoje em dia ainda existe preconceito, mas é bem menos frequente.
Na Educação Infantil, a inocência das crianças faz com que este preconceito seja quase nulo. Particularmente, na turma com qual atuo, não vejo acontecer preconceito por raças. O que reparei que tem acontecido com frequência, é que algumas crianças "excluem" um determinado colega, por não conseguir brincar com ele da maneira com que brincam com os outros, por este aluno ter entrado a muito pouco tempo, e não ter nenhuma referencia de limites, e por muitas vezes acaba agindo de forma agressiva com os seus colegas.
Com o filme pude perceber o que este aluno deve sentir, e por que ele reage desta forma com seus colegas. A partir de então procurei orientação com a orientadora para que consiga envolver este aluno e integra-lo com os colegas. Estamos trabalhando junto com ele, envolvendo ele nas brincadeiras e também encaminhamos ele para uma avaliação com a psicologa do município para que ela possa nos ajudar a lidar melhor com esta situação.
A orientadora aconcelhou a mim e as atendentes, a darmos mais atenção para ele, para que quando possível, possamos envolver-lo e integrá-lo na turma.

Um comentário: