Nesta semana assistimos aos filmes Macunaíma (1969), e Machuca (2004), e tivemos a oportunidade de fazer leituras de dois textos.
Ao final das atividades pensei muito sobre como a nossa cultura influência na sala de aula, e pude perceber o quanto somos influenciados pelo meio em que vivemos e trabalhamos.
Trabalho em uma Escola de Educação Infantil localizada em uma vila na Cidade de Cidreira, onde alguns pais, por muitas vezes, mandam os filhos para a escola, para garantir que tenham a alimentação que não tem em casa. A escola tem que se adaptar a situações como estas, e cabe a nós professores entender que uma criança com fome não aprende.
Notei também, que a escola não é o único lugar de aprendizagem, a criança aprende com exemplos, e estes exemplos vem de casa. Nesta semana meus alunos de 3 anos, começaram a brincar fazendo de conta que estavam fumando. Tudo por que um aluno foi visitar o pai que fumava muito, na hora me lembrei de como a sociedade de modo geral, influencia na aprendizagem, e coube a mim explicar a eles que aquele era um hábito que causava mal a saúde, e que não deveria ser repetido por eles, e eles me indagaram: mas por que o meu pai fuma? e eu respondi que era um hábito que ele tinha, mas que era muito feio e fazia mal a saúde, mais tarde com o tempo ele poderia ficar dodói. E eles não repetiram mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário