domingo, 26 de abril de 2015

Atividades da 1ª Semana da disciplina Escola, PPP e Currículo

Nesta primeira semana tivemos a oportunidade de ler uma matéria sobre uma professora  de Educação Física apaixonada pela sua profissão. Me identifiquei bastante com esta leitura, pois também sou apaixonada pela minha profissão.
Através do texto que escrevi sobre a minha vida docente, pude relembrar tudo que passei para estar lecionando hoje, todas as escolhas que fiz, e todo amor que envolve a minha profissão. 
As vezes quando acordo, as 6:30h da manhã e lembro viagem que tenho que fazer para chegar as 8h na minha escola, pois moro em Tramandaí e trabalho em Cidreira, bate um cansaço, mas na mesma hora lembro da felicidade que este trabalho me traz, da satisfação que tenho em desempenhar esta profissão, dá alegria que tenho de ver aquelas carinhas felizes e logo esqueço de todo cansaço e vou trabalhar.

Atividades da 1ª Semana da Disciplina Escola, Cultura e Sociedade

Nesta semana assistimos aos filmes Macunaíma (1969), e Machuca (2004), e tivemos a oportunidade de fazer leituras de dois textos.
Ao final das atividades pensei muito sobre como a nossa cultura influência na sala de aula, e pude perceber o quanto somos influenciados pelo meio em que vivemos e trabalhamos.
Trabalho em uma Escola de Educação Infantil localizada em uma vila na Cidade de Cidreira, onde alguns pais, por muitas vezes, mandam os filhos para a escola, para garantir que tenham a alimentação que não tem em casa. A escola tem que se adaptar a situações como estas, e cabe a nós professores entender que uma criança com fome não aprende.
Notei também, que a escola não é o único lugar de aprendizagem, a criança aprende com exemplos, e estes exemplos vem de casa. Nesta semana meus alunos de 3 anos, começaram a brincar fazendo de conta que estavam fumando. Tudo por que um aluno foi visitar o pai que fumava muito, na hora me lembrei de como a sociedade de modo geral, influencia na aprendizagem, e coube a mim explicar a eles que aquele era um hábito que causava mal a saúde, e que não deveria ser repetido por eles, e eles me indagaram: mas por que o meu pai fuma? e eu respondi que era um hábito que ele tinha, mas que era muito feio e fazia mal a saúde, mais tarde com o tempo ele poderia ficar dodói. E eles não repetiram mais.

Iniciação da Disciplina Escola, Cultura e Sociedade

Fomos apresentada a esta nova disciplina pelo professor Paulo Albuquerque, que nos fez pensar e discutir através de uma aula muito dinâmica, sobre quatro frases:
1. "As coisas são o que são, mas não são o que são": Ou seja o que é verdade para mim pode não ser para outra pessoa.
2. "Em Sociedade  não existe naturalidade, tudo é resultado de relações sociais; alias tudo são relações sociais": Através da história de Maria, José e João, discutimos e apontamos culpados para a morte de Maria, mas no fim concluímos que a sociedade e as relações sociais que levaram Maria a morte.
3. Uma descoberta se faz mais de uma vez e nenhuma de uma vez só.
4. Um ponto de vista é a vista de um ponto.
Através destes conceitos pude perceber o quanto as nossas decisões em sociedade mudam e modificam a nossa vida.
A escola está ligada diretamente a cultura, formando o "Óculos do Saber" da sociedade.

sábado, 11 de abril de 2015

Fórum sobre a Importância do Portfólio na Aprendizagem

Através do Fórum todos colegas puderam expor suas idéias e angústias sobre a criação do Portfólio de Aprendizagens. Alguns falaram sobre a importância da construção do conhecimento contínuo, outras falaram sobre os avanços que teremos durante a construção do portfólio, muitas ainda estão exitantes quanto a apresentação dos conhecimentos no wokshop de aprendizagem, pois apesar de sermos todas professoras, acostumadas a dissertar diante dos alunos, o medo de errar, ainda nos causa muito desconforto. Eu acredito que diferentemente das provas, em que os alunos apenas memorizam os conteúdos que serão avaliados, o portfólio de aprendizagem vai nos proporcionar a construção do conhecimento, vamos aprender para nunca mais esquecer, ao invés de "decorar" e logo em seguida apagar da memória como se fosse uma lousa que se apaga facilmente.
Pelo que foi debatido, acredito que todos concordamos que só temos a ganhar com este método avaliativo.

Conhecendo e explorando o Modlle

Confesso que já conhecia esta ferramenta de aprendizagem, pois auxilio a minha irmã em um Curso de Alimentação para Merendeiras, que ela faz no Polo da URFGS em Santo Antônio da Patrulha, e como o curso é à distância ela usa bastante o Modlle.
Através do Modlle vamos receber as tarefas e por ser uma ferramenta bem simples, acredito que não teremos dificuldades em usá-lo.

Iniciando e conhecendo o Modlle

No nosso 9º encontro conhecemos o Modlle. Através do caminho apontado pelo Professor Crediné, conseguimos facilmente entrar nesta nova ferramenta.
No primeiro momento não consegui entrar, pois era a única aluna que estava sem o número da matrícula. Através do Professor Crediné descobri que a minha matrícula no PEAD havia sido cancelada, devido ao curso de Educação no Campo que eu havia me matriculado e não estava cursando.  Mas com o empenho do Professor Crediné e da Tutora Simone, o problema facilmente foi resolvido e com o meu número de matrícula consegui entrar no modlle.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Criando o Blog

Infelizmente não pude estar presente na aula no qual todos criaram o blog, mas através do Tutorial que estava no PB Works do SIPEAD, consegui fazer sozinha sem muitas dificuldades.
Através das explicações contidas nele, pude observar outros blogs que também me ajudaram muito.

Volta as Aulas

Voltamos as aulas com tudo!!!!!!!

O Retrato da minha escola

Nosso último encontro de 2014 foi no dia 16 de dezembro. Como tarefa para as férias deveríamos ter criado o nosso próprio PB Works que deveria conter o Retrato da Minha Escola.
Através deste trabalho, pude conhecer mais a fundo diversos fatores que formam a minha escola, como o PPP e as regras que todas as E.M.E.Is. do município de Cidreira possuem.
Segue o link do Retrato da Minha Escola: http://retratodaescolalucimargisele.pbworks.com/w/page/90506399/FrontPage

Conhecendo o PB Works

Através da nossa página no PB Works do SIPEADIMBÉ, tivemos a oportunidade de conhecer esta nova ferramenta de aprendizagem. Apesar de ser todo em inglês, não tive muitas dificuldades em fazer o que foi solicitado, pois sempre tive muita facilidade com a informática.

Como assim não tem prova???

Quando o professor Crediné nos explicou que não teriamos provas, fiquei muito feliz, mas depois quando começou a explicar que seríamos avaliadas continuamente, através do Portifólio de Aprendizagens e de uma mini banca, fiquei bastante assustada, mas vamos em frente, com a ajuda de exelentes professores e tutores, com certeza conseguiremos atingir todos os nossos objetivos.


Primeiras impressões sobre o PEAD

Quando as pessoas falavam em educação a distância, a primeira coisa que me vinha a cabeça era: "decorar" um conteúdo em casa e fazer prova na aula presencial.
Mas não é o que acontece no nosso curso. No PEAD o conhecimento acontece em conjunto, e é construído ao longo do curso através das nossas próprias vivências em sala de aula.


Assim se resume a minha carreira até aqui...

Entrei no magistério para realizar um sonho dos meus pais, que era de ter uma filha professora. No decorrer do curso me apaixonei pelo ato de ensinar, porém por falta de oportunidades, fiquei afastada da carreira por 9 anos.
Quando prestei concurso para Professor de educação Infantil, no município de Cidreira no ano de 2008, já não tinha muitas esperanças em voltar a profissão, mas para minha surpresa passei em antepenúltimo lugar. Quando recebi a convocação para assumir o meu cargo, foi uma surpresa muito grande, ainda mais por que não tinha experiência com crianças tão pequenas. Experiência esta que fui adquirindo ao longo destes 3 anos e me apaixonando cada vez mais por esta profissão tão linda.
Hoje vejo no PEAD uma grande oportunidade de adquirir novos conhecimentos, e me aprimorar cada vez mais nesta profissão que é a minha grande paixão.